terça-feira, 28 de agosto de 2012

Parceiros

PARCEIROS

Num final de tarde
Um roncar de gaita
Num tranco velho de taita
Nos leva pra longe daqui
O pensamento viaja por aí
Recordando andanças passadas
Por nosso Rio Grande, alçadas
Num tempo um pouco distante
O que não proíbe que um pouco adiante
Tracemos novas jornadas

Um mate, um trago e um tempo
É suficiente pra desencilhar o pensamento
Deixar pastando a contento
Sugando a seiva das idéias
Ruminando histórias e epopéias
Vividas pelos irmãos da pampa
Que hoje se reflete e se estampa
No caráter do Sul Rio-Grandino
Fazendo de nossa história nosso hino
Que se acolhera e se descampa

Me bateu uma saudade do pago
Do cheiro de campo e do mato
Dos fandangos, das pilchas e do trato
Que só os parceiros do Sul sabem conceder
Um jeito gaúcho de se viver
Com amizade, parceria e companheirismo
Sem maldade, falsidade ou bairrismo
São parceiros tratando com amigos
Preservando até a honra dos inimigos
São raízes advindas do xucrismo

Poucas vezes me senti assim
Desprovido de parcerias
Peito apertado e em agonia
Lembrando as coisas do pago
Lembranças boas que trago
Que nessa hora me apercebo
Que nesse trago que bebo
Me fundamenta o pensamento
E me torna nesse momento
Campeiro na carne e no sebo

Trago o Rio Grande na alma
No meu jeito xucro e verdadeiro
Procurei por aqui velhos parceiros
Não encontrei, só vi soberba e malícia
Quase formando uma milícia
De desregrados de nossa cultura
Trouxeram mágoas e agruras
Fiquei infeliz e sofri
Mas passei por cima e sorri
Sem manter a amargura

Hoje temos exemplo
Um qüera forjado no pago
Poeta, das palavras um mago
Palanque dos ideais farroupilhas
Fazendo, na raça, suas trilhas
Com coragem, respeito, sem medos
Conhece o profissional e o arremedo
Forjando sua história com histórias
Marcando seu tempo com glórias
E será reconhecido, mais tarde ou mais cedo

A este parceiro que cito
Respeito, admiração e carinho
Um abraço ao amigo Toninho
Patrão do Querência da Meia-Lua
CTG com alma xirua
Encravado na Ilha da Magia
Mesclando cultura e etnia
Refletindo aqui nosso chão
Confirmando nossa tradição
De amizade, caráter e alegria.



Leandro da Silva Melo







Nenhum comentário:

Postar um comentário